Cadastre-se para receber nossa newsletter

Livros digitais - tendência?

Livros digitais - tendência?

Editorial - Segunda-feira, 28 de Julho de 2014 - Por: Editorial

Muito se fala sobre livros digitais atualmente. Fala-se sobre os grandes players como a Amazon e seu dispositivo Kindle, sobre a Kobo, sobre ipads, aparelhos Samsung e por aí vai. Fala-se sobre o valor do e-book que, teoricamente, seria mais barato do que um livro de papel. Pois, afinal, não se utiliza o papel. Mas pouco se fala sobre o investimento das editoras nessa nova plataforma.


Muitas editoras, trintonas ou quarentonas, no mercado brasileiro, com uma backlist imensa, não têm arquivos digitais de seus livros! Isso significa digitalizar centenas de títulos e, mais, fazer a correção ortográfica da língua portuguesa. Um investimento alto para uma modalidade que ainda engatinha no mercado em termos de retorno financeiro. Seja para a editora ou para o autor.


Além do mais, há uma questão de hábito cultural e acesso (falamos aqui de dinheiro mesmo) ao dispositivo para leitura digital, que não é lá muito barato. Atualmente, este hábito de leitura atinge leitores do meio acadêmico majoritariamente.


Mas, temos que admitir. A tendência mesmo é que a leitura no universo digital se torne cada vez mais natural com o tempo. Pode ser até uma questão geracional (quem sabe?) e de barateamento dos dispositivos, tornando-os acessíveis a todas as camadas da população.


Na Pallas, estamos fazendo um esforço enorme para começar a venda de e-books. Para o nosso tamanho, nos toma tempo e um capital que poderia ser investido em livros novos. No entanto, não podemos mais adiar. Entrar nessa plataforma garante uma empresa moderna, que pode atender o seu leitor em todos os campos.


Nunca é demais repetir: como é bom o cheiro de um livro, suas páginas macias, um objeto que perdura por séculos, que não acaba a bateria... e que nos faz imaginar e refletir sobre um mundo melhor.

Twitter