Conceição Evaristo e Kiusam de Oliveira | Bienal do Livro de SP 2024
O fim de semana (07 e 08 de setembro) teve ingressos esgotados — 160 mil pessoas, leitores de todas as idades. Bienal lotada, público acolheu mesmo o evento.
Começamos a Bienal do Livro de São Paulo com 3 autoras importantes da Pallas: Cidinha da Silva, Conceição Evaristo e Kiusam de Oliveira.
Cidinha, como já contamos no texto anterior, contribuiu com fala madura sobre a literatura hoje produzida no Brasil, e como a presença de autores periféricos negros está estabelecida no mercado editorial e sujeita à análise de críticos e leitores.
Poder de sedução da Kiusam de Oliveira.
O evento foi no Espaço Infâncias, onde ela contou a história delicada e inspiradora sobre origem da meditação na África, com o livro Pequeno manual de meditação – para crianças que querem se conectar com o mundo. O livro é ensina a mergulhar no seu eu interior, encontrar o ritmo da respiração, sentir o coração, a vibração do sagrado, a ter paciência e concentração, pelos caminhos das cores, pelo toque da natureza, pela dimensão do universo, em agradecimento à vida pelos caminhos da ancestralidade africana.
Kiusam encantou magicamente adultos e crianças numa prática de meditação, mesmo no meio de tanto barulho e movimento que era a Bienal do Livro super lotada.
Foram dois dias de participação de Conceição Evaristo na Bienal com muita qualidade.
A presença do público jovem na Arena Cultural para ouvir Conceição Evaristo foi um dado marcante e evidente. Talvez um reflexo da adoção de seus livros em vestibulares. Eram pessoas de todas as idades e gênero, mas o fato é que os leitores de Conceição se renovam.
Encontro de Conceição Evaristo com professores no estande da Secretaria de Educação de São Paulo também foi outro momento emocionante. Em sua fala, ela lembra que sempre desejou ser educadora, pelo importante papel de formar leitores, valorizar a escrita.
Ela também comenta como a democratização dos eventos de acesso ao livro são essenciais para pais e estudantes terem o mesmo tratamento. Por fim, foi muito bonito e emocionante ver o reconhecimento de uma grande autora brasileira. Conceição Evaristo é uma estrela!