Foram várias feiras, festas e lançamentos acontecendo em diversos lugares. Os autores da Pallas estavam espalhados e viajando de uma cidade a outra.

Feira do Livro de Porto Alegre: 01 a 20 nov

Tudo começou, na tradicional Feira do Livro de Porto Alegre em sua 70ª edição, com o encontro de Kiusam de Oliveira fazendo o lançamento do livro PEQUENO MANUAL de MEDITAÇÃO. Em seguida a participação de Sonia Rosa, também falando com o público infantil e, depois, debatendo sobre um importante tema com o livro A FORÇA das FALAS NEGRAS: relatos de vidas.

Yaguarê Yamã fez parte de uma mesa coletiva com outros autores indígenas e fez o lançamento com autógrafos do seu mais novo livro pela Pallas: NOSSOS MITOS, que promete ser uma importante ferramenta de debate com jovens sobre mitos indígenas, verdadeiramente originários.

Ainda tiveram as participações de Isaac Bernat, autor do livro ENCONTROS COM O GRIOT SOTIGUI KOUYATÉ, com um bate-papo caloroso com uma plateia muito atenta; e da multiartista Rita Carelli, autora do livro MENINA MANDIOCA, um reconto do mito indígena, a partir de sua vivência na infância.

FLIM – Festa Literária Internacional de Maricá: 01 a 10 nov

A FLIM teve a sua 9ª edição e já disse para o que veio. Uma programação repleta de escritores, músicos, professores, filósofos, sociólogos, profissionais da educação e múltiplas áreas do saber.

Andreia Prestes, falando sobre memória e resistência no tempo da ditadura civil-militar; Teresa Cárdenas esteve em mesa na companhia de Valter Hugo Mãe e José Eduardo Agualusa; Ondjaki com Ailton Krenak; e Conceição Evaristo fechando o evento com Mv Bill.

FLIS – Feira Literária Internacional de Saquarema: 11 a 20 nov

A FLIS, em sua 3ª edição, teve recorde de público, criou encontros memoráveis. Entre eles, os autores: Ondjaki com Conceição Evaristo, Yaguarê Yamã e Anna Cláudia Ramos.

FLUP – Festa Literária das Periferias: 11 a 17 nov

A 14ª edição da FLUP aconteceu no coração da Lapa, no Rio de Janeiro, e teve uma programação com mais de 90% de mulheres negras em debates, oficinas, apresentações musicais, saraus e lançamentos de livros.

Autores presentes: Conceição Evaristo — que foi convidada para ser a homenageada da próxima edição em 2025; a cubana Teresa Cárdenas com Cidinha da Silva, em uma mesa de potente ancestralidade; a jornalista e escritora Eliana Alves Cruz, em mesa sobre políticas culturais; e a atriz e poeta Elisa Lucinda, em sarau sobre poesia em espaço de quilombo para Beatriz Nascimento.

FLINKSAMPA – Festa Internacional do Conhecimento, Literatura e Cultura Negra: 16 e 17 nov

Zumbi dos Palmares foi patrono do evento que fez parte da programação da 7ª Virada da Consciência Negra na cidade de São Paulo.

Tivemos Cidinha da Silva falando sobre o percurso das literaturas negra e periférica; e Elisa Lucinda, Eliana Alvez Cruz e Teresa Cárdenas, em debate sobre recomposição da identidade e o empoderamento das mulheres negras (mediação: Estevão Ribeiro).

LIVRARIA DA TRAVESSA, Botafogo, 27 nov

Por fim, tivemos o lançamento do livro A luta da cultura antirracista e o movimento negro no século 21, de Thayara de Lima.

Foi um encontro potente com um bate-papo sobre Educação Antirracista na formação de alunos e educadores desde a formação de base, contextualizando as mudanças recém iniciadas nas instituições de ensino, com a centenária UFRJ, e a participação fundamental das mulheres no movimento negro. Enfim, um assunto que precisa ser amplamente debatido para além das universidades, para além do Novembro Negro. A luta segue!