O Livro

É fato bastante estudado pelas Ciências Sociais o papel da instituição escolar como reprodutora da ideologia dominante acerca da posição a ser ocupada na sociedade por cada um dos diferentes grupos da população, de modo a manter as relações de poder vigentes. Diante disso, o cumprimento de leis e diretrizes que objetivem mudar esta situação enfrenta sérios desafios. Educação e diversidade em diferentes contextos reúne textos que discutem diversas possibilidades de superação das desigualdades étnico-raciais por meio de lutas contra-hegemônicas travadas nos campos social e educacional. Os artigos que compõem a coletânea estão reunidos em três grupos. O primeiro inclui estudos, pesquisas e ações desenvolvidos na UFRJ, com foco na integração de alunos de origem popular ao contexto universitário, além de discutir a questão da diversidade étnica e cultural na escola. O segundo grupo reúne trabalhos e reflexões desenvolvidos em outras universidades públicas brasileiras sobre esses mesmos temas, devendo-se destacar uma experiência com estudantes indígenas na tríplice fronteira (Paraguai, Brasil e Argentina). Finalmente, o terceiro grupo engloba estudos realizados no Equador, em Cabo Verde, na França e nos Estados Unidos. É uma obra indispensável para todo educador que deseje alinhar seu trabalho com a necessidade de construir uma sociedade plural e democrática.

Características

ISBN: 9788534705295
Gênero: Ciências Sociais.
Código interno: 2418
Tags: antropologia, etnico-racial,

Educação e diversidade em diferentes contextos

Placeholder
Calcular Frete
Forma de Envio Custo Estimado Entrega Estimada

Educação e diversidade em diferentes contextos

R$63,00

O Livro

É fato bastante estudado pelas Ciências Sociais o papel da instituição escolar como reprodutora da ideologia dominante acerca da posição a ser ocupada na sociedade por cada um dos diferentes grupos da população, de modo a manter as relações de poder vigentes. Diante disso, o cumprimento de leis e diretrizes que objetivem mudar esta situação enfrenta sérios desafios. Educação e diversidade em diferentes contextos reúne textos que discutem diversas possibilidades de superação das desigualdades étnico-raciais por meio de lutas contra-hegemônicas travadas nos campos social e educacional. Os artigos que compõem a coletânea estão reunidos em três grupos. O primeiro inclui estudos, pesquisas e ações desenvolvidos na UFRJ, com foco na integração de alunos de origem popular ao contexto universitário, além de discutir a questão da diversidade étnica e cultural na escola. O segundo grupo reúne trabalhos e reflexões desenvolvidos em outras universidades públicas brasileiras sobre esses mesmos temas, devendo-se destacar uma experiência com estudantes indígenas na tríplice fronteira (Paraguai, Brasil e Argentina). Finalmente, o terceiro grupo engloba estudos realizados no Equador, em Cabo Verde, na França e nos Estados Unidos. É uma obra indispensável para todo educador que deseje alinhar seu trabalho com a necessidade de construir uma sociedade plural e democrática.

Características

ISBN: 9788534705295
Gênero: Ciências Sociais.
Código interno: 2418
Tags: antropologia, etnico-racial,

Autores

Bacharel e licenciado em História pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), é mestre em Ciências Sociais pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e doutor em História pela Universidade Federal Fluminense (UFF), com um ano de estágio doutoral na Universidade Johns Hopkins, nos Estados Unidos (2008). Tem experiência nas áreas de ensino de História, história das relações raciais, História e Cultura afro-brasileiras, história oral, movimentos sociais e formação de professores. Atualmente é professor da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e coordenador do grupo PET-Conexões de Saberes – Diversidade.

Professora adjunta da Faculdade de Educação da UFRJ. Leciona Didática e Prática de Ensino de História. É doutora e mestre em Educação, especialista em História do Brasil e graduada em História pela UFRJ. Desenvolve pesquisas nas seguintes áreas de interesse: ensino de história, currículo, cultura, relações étnico-raciais, imagens e livro didático. É pesquisadora do Núcleo de Estudos de Currículo (NEC) e do
Laboratório de Estudos e Pesquisas em Ensino de História (Lepeh) da Faculdade de Educação da UFRJ. É coordenadora do Programa de Educação Tutorial PET-Conexões de Saberes – Identidades.