Presença do Axé

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O Livro

A proposta de realização de um mapeamento de “terreiros” no Rio de Janeiro foi apresentada à PUC-Rio em 2006 pela Ialorixá Mãe Beata de Iyemonjá, principal liderança religiosa do Ilê Omi Ojuarô. Naquela ocasião, já se reconhecia a intolerância religiosa professada por algumas igrejas neopentecostais, e expressamente dirigida contra as casas de religiões de matrizes africanas e seus adeptos, com matizes de perseguição sociopolítica.Um projeto de mapeamento como o sugerido por Mãe Beata mostrou-se, então, como uma oportuna pauta de pesquisa e extensão, que cumpriria duas funções: oferecer uma resposta a uma demanda nascida dos movimentos sociais, e desenvolver uma forma inovadora de tratamento da questão do racismo e suas práticas.Ao mesmo tempo, a pesquisa visava conhecer as práticas sociais e políticas dos terreiros, no sentido de promover o reconhecimento do trabalho social que realizam e o fortalecimento das identidades religiosas de matrizes africanas no Rio de Janeiro, como maneira de enfrentar os processos de perseguição e silenciamento destas tradições. Presença do Axé vem contribuir para a visibilização das redes de solidariedade afrodescendentes, como forma de adesão à luta antirracista no Brasil.Resultado de uma pesquisa de vinte meses, o trabalho consistiu em visitas individuais a cada um dos terreiros mapeados com informações posteriormente armazenadas em um banco de dados digital. A partir desses dados analisados, uma equipe produziu mapas da discriminação religiosa, identificando em quais espaços e locais se verificam as diferentes modalidades de ações discriminatórias contra as religiões de matrizes africanas no Estado do Rio de Janeiro.

Características

ISBN: 9788534705734
Gênero: Ciências Sociais.
Código interno: 2402
Tags: afro-brasileira, etnografia,

O Livro

A proposta de realização de um mapeamento de “terreiros” no Rio de Janeiro foi apresentada à PUC-Rio em 2006 pela Ialorixá Mãe Beata de Iyemonjá, principal liderança religiosa do Ilê Omi Ojuarô. Naquela ocasião, já se reconhecia a intolerância religiosa professada por algumas igrejas neopentecostais, e expressamente dirigida contra as casas de religiões de matrizes africanas e seus adeptos, com matizes de perseguição sociopolítica.Um projeto de mapeamento como o sugerido por Mãe Beata mostrou-se, então, como uma oportuna pauta de pesquisa e extensão, que cumpriria duas funções: oferecer uma resposta a uma demanda nascida dos movimentos sociais, e desenvolver uma forma inovadora de tratamento da questão do racismo e suas práticas.Ao mesmo tempo, a pesquisa visava conhecer as práticas sociais e políticas dos terreiros, no sentido de promover o reconhecimento do trabalho social que realizam e o fortalecimento das identidades religiosas de matrizes africanas no Rio de Janeiro, como maneira de enfrentar os processos de perseguição e silenciamento destas tradições. Presença do Axé vem contribuir para a visibilização das redes de solidariedade afrodescendentes, como forma de adesão à luta antirracista no Brasil.Resultado de uma pesquisa de vinte meses, o trabalho consistiu em visitas individuais a cada um dos terreiros mapeados com informações posteriormente armazenadas em um banco de dados digital. A partir desses dados analisados, uma equipe produziu mapas da discriminação religiosa, identificando em quais espaços e locais se verificam as diferentes modalidades de ações discriminatórias contra as religiões de matrizes africanas no Estado do Rio de Janeiro.

Características

ISBN: 9788534705734
Gênero: Ciências Sociais.
Código interno: 2402
Tags: afro-brasileira, etnografia,

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Autoras

Possui graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1980), mestrado em Latin American Studies – University of Houston System (1991) e doutorado em História Econômica pela Universidade de São Paulo (1996). Atualmente é sócia administradora da Parole Consultoria Empresarial e Representação Comercial Ltda. e Diretora de Historia y Vida Consultoria Cultural Ltda. Tem experiência na área de História, com ênfase em História Latino-Americana, atuando principalmente nos seguintes temas: resistência social, estudos culturais, desenvolvimento sustentável, memória e identidade e movimentos sociais.

Possui graduação História (Licence d`Histoire) – Universite de Paris VII (1979), e em Administration Economique et Sociale, option Sciences de la Société – Universite de Paris VII (1976), mestrado em Antropologia Social pelo PPGAS-Museu Nacional da Universidade Federal do Rio de Janeiro (1992) e doutorado em Sociologia pela Sociedade Brasileira de Instrução – SBI/IUPERJ (2004). De 1980 a 2020 foi professora da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Tem experiência na área de Sociologia e Antropologia, com ênfase em Antropologia das Relações de Gênero, Antropologia das Populações Afro-Brasileiras e Antropologia Urbana, aí atuando principalmente nos seguintes temas: relações de gênero, relações raciais, cultura, corporalidades, sexualidade, colonialidade, pensamento social brasileiro e identidade social. Professora Associada 1, é Membro Colaborador Universitário Internacional do Réseau Québecois d`Études Féministes – RéQEF. Foi Diretora do Departamento de Ciências Sociais por dois mandatos, Coordenadora do Núcleo Interdisciplinar de Reflexão e Memória Afrodescendente de 2007 a 2013 e Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais- PPGCIS- da PUC-Rio de 2013 a 2019.