A proposta de realização de um mapeamento de “terreiros” no Rio de Janeiro foi apresentada à PUC-Rio em 2006 pela Ialorixá Mãe Beata de Iyemonjá, principal liderança religiosa do Ilê Omi Ojuarô.
Naquela ocasião, já se reconhecia a intolerância religiosa professada por algumas igrejas neopentecostais, e expressamente dirigida contra as casas de religiões de matrizes africanas e seus adeptos, com matizes de perseguição sociopolítica.
Um projeto de mapeamento como o sugerido por Mãe Beata mostrou-se, então, como uma oportuna pauta de pesquisa e extensão, que cumpriria duas funções: oferecer uma resposta a uma demanda nascida dos
movimentos sociais, e desenvolver uma forma inovadora de tratamento da questão do racismo e suas práticas.
Ao mesmo tempo, a pesquisa visava conhecer as práticas sociais e políticas dos terreiros, no sentido de promover o reconhecimento do trabalho social que realizam e o fortalecimento das identidades religiosas de matrizes africanas no Rio de Janeiro, como maneira de enfrentar os processos de perseguição e silenciamento destas tradições. Presença do Axé vem contribuir para a visibilização das redes de solidariedade afrodescendentes, como forma de adesão à luta antirracista no Brasil.
Resultado de uma pesquisa de vinte meses, o trabalho consistiu em visitas individuais a cada um dos terreiros mapeados com informações posteriormente armazenadas em um banco de dados digital. A partir desses dados analisados, uma equipe produziu mapas da discriminação religiosa, identificando em quais espaços e locais se verificam as diferentes modalidades de ações discriminatórias
contra as religiões de matrizes africanas no Estado do Rio de Janeiro.
A proposta de realização de um mapeamento de “terreiros” no Rio de Janeiro foi apresentada à PUC-Rio em 2006 pela Ialorixá Mãe Beata de Iyemonjá, principal liderança religiosa do Ilê Omi Ojuarô.
Naquela ocasião, já se reconhecia a intolerância religiosa professada por algumas igrejas neopentecostais, e expressamente dirigida contra as casas de religiões de matrizes africanas e seus adeptos, com matizes de perseguição sociopolítica.
Um projeto de mapeamento como o sugerido por Mãe Beata mostrou-se, então, como uma oportuna pauta de pesquisa e extensão, que cumpriria duas funções: oferecer uma resposta a uma demanda nascida dos
movimentos sociais, e desenvolver uma forma inovadora de tratamento da questão do racismo e suas práticas.
Ao mesmo tempo, a pesquisa visava conhecer as práticas sociais e políticas dos terreiros, no sentido de promover o reconhecimento do trabalho social que realizam e o fortalecimento das identidades religiosas de matrizes africanas no Rio de Janeiro, como maneira de enfrentar os processos de perseguição e silenciamento destas tradições. Presença do Axé vem contribuir para a visibilização das redes de solidariedade afrodescendentes, como forma de adesão à luta antirracista no Brasil.
Resultado de uma pesquisa de vinte meses, o trabalho consistiu em visitas individuais a cada um dos terreiros mapeados com informações posteriormente armazenadas em um banco de dados digital. A partir desses dados analisados, uma equipe produziu mapas da discriminação religiosa, identificando em quais espaços e locais se verificam as diferentes modalidades de ações discriminatórias
contra as religiões de matrizes africanas no Estado do Rio de Janeiro.
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